sábado, 19 de março de 2011

Deus sabe de tudo?

A cada tragédia que acontece as pessoas em geral tendem a se posicionar de duas formas, umas recorrem a Deus e as outras questionam a Deus.

Hoje, muita gente da igreja (irmãos e líderes) tem questionado a soberania de Deus e sua presciência dos fatos, e alguns tem contestado.

Essas indagações costumam ficar mais fortes em tempos de catástrofes como as ocorridas recentemente em Petrópolis-RJ e a mais recente o terremoto e tsunami do Japão.

Não vou entrar no detalhamento da discussão teológica mas essa com certeza é uma pergunta importante: Deus sabe tudo ou tem o controle de tudo?

O que dizem basicamente é que se Deus sabe de todas as coisas, se Deus tem o controle de todas as coisas, como isso (as tragédias) pode ocorrer? Como ele permite isso apesar de seu amor?

Assim, a soberania de Deus é contestada por causa de seu amor, que não permitiria que algo desse tipo acontece.

A primeira vista é um argumento simples e interessante mas veja como ele desemboca num terreno perigoso:
  • se eu digo que Deus não tem o controle de toda a sua criação nem do que ocorre com ela, eu posso crê que suas promessas serão cumpridas?
  • se eu digo que Deus não sabe o que vai acontecer, como eu posso acreditar que o que Ele disse sobre o futuro é a Verdade?
Pois como pode um Deus que não controla tudo nem sabe do futuro garantir que tudo sairá como ele disse que sairá?

Afinal a bíblia está cheia de profecias e promessas com respeito ao futuro, como os poucos exemplos abaixo:
  • O Anti-Cristo assumirá o poder global por um tempo;
  • A ressurreição dos mortos;
  • O retorno triunfal de Cristo;
  • Novos Céus e Nova Terra;
  • A derrota de Satanás e
  • O reinado eterno de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Assim, a pergunta certa não é sobre Deus e seus atributos ou a falta deles e, sim, sobre a fé de nossos irmãos; pois, se alguns de nossos irmãos duvidam da soberania e/ou da presciência de Deus como eles podem crer nas promessas que Ele fez e diz que vai cumprir?

Resposta: no fundo não creem!
No máximo torcem para o futuro seja esse, mas não creem que Deus possa cumprir.
Por isso, essa pseudo-teologia da 'não soberania' e da 'não presciência' de Deus se mostra um erro que levará, inevitavelmente, a outros erros, a saber: a falta de fé em Deus e sua Palavra .

Sendo assim, eu temo pelo caminho que esses irmãos estão enveredando...

Que Deus Pai, tenha misericórdia e ilumine suas mentes e corações!


"e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,
Apocalipse 1.5 


 "Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
2 Pedro 2.1
"Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Apocalipse 1.8

Um comentário: