Jesus era Rico?
Hoje em dia muita gente prega e ensina que sim.
E de onde vem esse "ensino"?
Ora, de algumas deduções, vejamos uma abaixo:
A Bíblia nos ensina que tanto José quanto Jesus eram carpinteiros. Com base nesta informação, algumas pessoas tem argumentado que Jesus era um homem muito próspero, pois ser carpinteiro naquela época era ser um profissional de muito prestígio e muita ascensão social e financeira, algo como ser um engenheiro ou empresário atualmente.
Aqui começa o problema, temos duas informações neste parágrafo:
- A primeira confirmada pela bíblia que diz que os dois eram carpinteiros.
- A segunda, que diz que por serem carpinteiros eles eram prósperos,
informação que não tem nenhum versículo da bíblia para apoiar e que, por isso, já indica que devemos ficar atentos pois pode ser uma mera dedução ou especulação ou coisa pior.
Mas vamos analisar com calma esse argumento.
- O Argumento diz que:
- ser carpinteiro = ser bem sucedido;
- de onde se concluí que:
- SE José era carpinteiro, ENTÃO José ("pai" de Jesus) era bem sucedido; era muito próspero!
- Mas se isto é verdade....
- POR QUE..... o Carpinteiro José, ao cumprir a Lei do Senhor realizando oferta de sacrifício pelo nascimento do "filho" primogênito (Jesus), fez a oferta mais simples, a oferta realizada pelos pobres?
Óbvio que não!
Tirei do texto sagrado.
Veja o que a Bíblia nos diz:
Lucas nos conta que:
"Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de JESUS, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido.Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito ao Senhor será consagrado; e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos
Lucas 2.21-24
"E, cumpridos os dias da sua purificação por filho ou filha, trará ao sacerdote um cordeiro de um ano, por holocausto, e um pombinho ou uma rola, por oferta pelo pecado, à porta da tenda da congregação;o sacerdote o oferecerá perante o SENHOR e, pela mulher, fará expiação; e ela será purificada do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina. Mas, se as suas posses não lhe permitirem trazer um cordeiro, tomará, então, duas rolas ou dois pombinhos, um para o holocausto e o outro para a oferta pelo pecado; assim, o sacerdote fará expiação pela mulher, e será limpa.
Levítico 12.6-8
Bom, acho que José não um crente picareta então podemos concluir que:
- ISSO significa que José ofertou a oferta de pobre porque era pobre!
- LOGO ser carpinteiro não significa ser próspero.
- ENTÃO o argumento apresentado como sendo uma grande verdade, na verdade...., não passa de uma dedução equivocada, manipulativa e tendenciosa; resumindo, o argumento não passa pelo teste bíblico e portanto é FALSO!
Cuidado irmão! Olha o aviso do próprio Senhor Jesus:
"Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?
Marcos 12.24
Porque tem gente inventando desculpas para justificar porque estão ficando ricos com o evangelho... são lobos vorazes se alimentando das ovelhas e nem de longe são servos do Deus Altíssimo, pois são falsos.
Cautela, cuidado! Aliás, recomendação do próprio Senhor Jesus:
"Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.Mateus 7.15
Gostei do "abre o olho irmão"!
ResponderExcluirNão existe melhor parâmetro para sabermos a verdade a não ser observarmos a Palavra Eterna de Deus, como exposta por você neste artigo.
Permaneça firme no Senhor! Um grande abraço.
Pr. Jucieudo Costa