"Síndrome de Adão" é o nome que eu criei para um "distúrbio" muito frequente na raça humana.
Basicamente é a "mania" que temos de achar um culpado para qualquer problema que aconteça conosco ou qualquer falha que comentemos.
Mas porque fazemos isso?
Assim como Adão foi logo culpando Eva ("... foi a mulher"), nós também sempre estamos a procura de alguém (ou algo) que possa ser o culpado; e isso, ocorre nos mais variados ambientes em que vivemos (casa, escola, rua, serviço e igreja).
Infelizmente também ocorre muito entre os irmãos de fé. :-(
Dessa forma, vamos criando uma lista interminável de culpados, que só são procurados para que a nossa própria culpa não apareça.
Vejamos alguns exemplos:
Desculpa 1
A culpa por eu ser uma pessoa que age de determinada forma (difícil, truculenta, irritante ou sem amor) é dos meus pais que não me criaram da forma correta.
Assim... eu não preciso dizer que a culpa é minha por não saber e nem querer perdoar ou não saber e também não querer amar o próximo, ou simplesmente respeitar o outro.
Desculpa 2
A culpa por eu pecar tanto é do Diabo, pois ele queria que eu pecasse e me tentou.
Assim.... eu não preciso assumir que eu sucumbi aos desejos de minha própria carne.
Desculpa 3
A culpa por eu falar mal do irmão da igreja é do irmão, pois ele não é um bom cristão ou ele não é piedoso ou não é cheio do Espírito Santo (como eu, lógico!).
Assim.... eu não preciso assumir a minha falta de amor e o meu orgulho (afinal sou muito mais santo!).
Desculpa 4
A culpa por eu falar mal do Pastor é dele próprio, pois é ele que não é amoroso ou paciente com os outros ou santo como deveria ser.
Assim.... eu também não preciso assumir a minha falta de amor, paciência e respeito por outro ser humano que também tem limitações e falhas como eu.
Desculpa 5
A culpa por eu não ir à Escola dominical é que eu estou muito cansado ou as aulas são fracas ou é muito cedo.
Assim eu não assumo que meu sono é mais importante que o estudo bíblico, nem que me falta humildade para ouvir os outros e até mesmo que tenho pouca vontade de estar em comunhão com os irmãos.
Desculpa 6
A culpa da igreja não ser uma bênção (na minha opinião né!) é dos lideres (óbvio!) que não oram o suficiente ou não jejuam o suficiente.
Assim... não assumo que eu, que também sou parte da igreja, deveria também, orar e jejuar mais pela igreja, pelos lideres e pastores; mas no geral, quando oro, eu oro apenas por mim mesmo e pelas coisas que eu quero.
Desculpa 7
Eu não ajudo financeiramente a igreja porque eu não sei o que é feito com o dinheiro, ou eu não quero sustentar ninguém.
Assim... Eu não assumo que no fundo, eu não quero é abrir mão do meu dinheiro, pois eu nem ajudo a igreja, nem as agências de missões e nem as entidades assistenciais, resumindo, não ajudo ninguém (porque o meu dinheiro é meu e ponto final!).
Desculpa 8
A culpa de eu não ler a Bíblia é que me falta tempo, ou a linguagem é difícil.
Assim.... eu não assumo que na realidade eu não me preocupo com isso, não tenho interesse em saber mais sobre A Palavra e nem do que ela tem para me dizer sobre meu viver.
Desculpa 9
A culpa de eu praticamente não orar é que eu tenho uma vida muito corrida.
Assim... a verdade, mas a verdade é que isso para mim não é prioridade (mas todo o resto é !).
Desculpa 10
Pense você em mais uma desculpa que você já ouviu ou... que você tem usado .....
Agora pense no verdadeiro motivo.... (seja sincero!)
Irmãos, sejamos sinceros; mas muito sinceros mesmo !!!
Pois só mediante uma auto-análise sincera, somente com um auto exame sincero e com a ajuda do Espírito Santo poderemos reconhecer nossos erros e falhas e, consequentemente, agir com arrependimento e pedir perdão ao Nosso Pai que já sabe de todas as nossas faltas.
Só assim evitaremos os pecados que estão escondidos nos detalhes.
E então, não cairemos em pecados que consideramos pequenos como a mentira, a difamação, a maledicência e a omissão que são cometidos diariamente dentro das igrejas.
Que a nossa oração seja: "Sonda-me Senhor... mostra o que eu não quero ver e o que eu não quero mudar".
"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;
vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
Salmos 139.23 e 24